12 dezembro 2006

Caros Amigos

Habituado a manifestar a minha opinião sobre os mais variados assuntos através de um jornal regional, "Notícias da Beira Douro", vi-me confrontado com a mão pesada da falecida censura, que encarnando na pessoa do seu director, resolveu perturbar o meu espírito. Pensei que vivendo num estado democrático e numa verdadeira aldeia global, não seriam prováveis tais situações sendo permitidas as mais variadas opiniões, desde que fossem respeitadas as pessoas e as instituições. Porém, assim não entendeu quem não sabe respeitar opiniões divergentes e muito menos dirigir um órgão de comunicação social que se diz pluralista.
Não é minha intenção ridicularizar ninguém, nem sequer publicar o artigo em questão, pois para isso teria certamente outro jornal que me receberia de braços abertos, mas apenas criar um espaço próprio, este sim, totalmente isento e independente, onde poderei manifestar os meus encantos e desencantos.
É lamentável que Tabuaço não disponha de um órgão de comunicação com estas características e que os interesses pessoais se sobreponham aos interesses da comunidade. Uns criticam por criticar, outros aplaudem de pé entusiasticamente.
Penso que os próprios autarcas sentirão a falta de um espelho que reproduza com precisão o seu desempenho. Uns pecam por defeito, outros por excesso.
Nessa matéria, faça-se justiça à Internet, um espaço livre e independente onde todos podem manifestar a sua opinião. Aqui estarei sempre que me pareça oportuno e quando a minha inspiração o pedir. Não pretendo ter algum protagonismo, pois sei as minhas capacidades e limitações, mas apenas transmitir ideias que nem sempre tenho com quem debater. Nunca criticarei por criticar, mas sempre com um espírito construtivo.
Estarei sempre receptivo às mais variadas opiniões sobre os meus artigos, quer sejam favoráveis ou não, desde que respeitem as normas de educação e de civismo. É no debate de ideias que enriquecemos os nossos conhecimentos e a nossa experiência.

5 comentários:

Anónimo disse...

Olá Zé Luis,
Óptima ideia esta do blog, agora há que passar o endereço a todas as pessoas que conheceres para poderem saber tuas opiniões, desta forma sim, imparcial......
Abraços e parabéns, Jorge Santos

Anónimo disse...

Zé Luis
Fico contente ao constatar que encontrou uma maneira de expressar as sua opinião e o seu sentir por meio deste Blog,visto que lhe foi negada a possibilidade de o fazer através do citado jornal regional!
Felicito-o por essa iniciativa e continue a dar-nos a sua opinião e a sua visão das coisas que a todos os beirões devem interessar . SaraLourenço

Anónimo disse...

Olá Zé! É com agrado que cheguei e entrei nesta tua iniciativa.
Deves continuar a manifestar a tua liberdade desta forma e assim te sentirás mais seguro de ti. Continua!!!

Um grande abraço e um enorme Sorriso do Coração.

José Luís Nobre

Anónimo disse...

Boa Tarde!
Ao longo da nossa caminhada surgem sempre pequenos insectos que ofuscados pela luz do poder julgam-se maiores do que realmente são. Não deixe que esses insignificantes insectos lhe toldem a visão cristalina que tem das coisas.
Abraço

Anónimo disse...

Olá José Luís
Continua com a tua liberdade de expressão.
É preciso ter coragem e essa não te falta.
FORÇA AMIGO e parabéns.
Palmira