14 março 2007

Ser Cego

Ser cego é ter horizontes,
Que são bastante diferentes,
Dos que têm outras gentes,
Que não passaram as pontes.

É fazer da noite o dia,
É viver num mundo à parte,
Talvez parecido com Marte,
Ou com a Lua luzidia.

É sentir muita indiferença,
Por quem passa ao nosso lado,
Longe de estar preparado,
P’ra lidar com a diferença

É sentir muitas barreiras,
Físicas e sociais,
Que embora, já fossem mais,
Ainda dão muitas canseiras.

É sentir na sua mente,
Grande força de vencer,
Para poder convencer,
Quem duvida ou quem desmente.

É ver o mundo diferente,
Certamente com mais calma,
Pois com os olhos da alma,
Tudo é mais transparente.

É não ligar à beleza,
Que brota do exterior,
Porque é no interior,
Que se revela a pureza.

O que existe de mais nobre,
Os olhos não podem ver,
Daí o cego não ser,
Uma pessoa mais pobre.

Mais rico de sentimentos,
Mais rico de emoções,
Que engrandecem corações,
E também os pensamentos.

5 comentários:

Anónimo disse...

cegos somos nos, em relaçao a sensibilidade , em relaçao a tudo que nos rodeia, a vida as vezes tao mal vivida, a nossa correria....nosso pouco tempo de sentir, nossa pressa de viver.... fazemos tudo sem sentir, e perdemos o real significado das coisas.que bom que voce existe, e que sorte a minha te-lo como amigo.obrigada por voce existir e ter entrado sutilmente na minha vida. beijos da Jane

Anónimo disse...

É verdade,meu amigo que as coisas mais importantes desta vida, são as que se sebtem e não as que se vêem;isto aprendi eu consigo. Foi para mim uma bênção conhecê-lo e tê-lo como amigo Bem haja pela sua ajuda !
Este seu poema enche-me as medidas
Um abraço
Sara

lara disse...

Amigo! pois é assim que te considero,"entras-te em minha casa" por mero acaso,atravéz desta janela,não imaginas o quanto te agradeço.tenho tanta coisa para aprender contigo,és um Ser maravilhoso,que lindo que é este teu poema.
tua amiga Anabela

Anónimo disse...

Zé Luis
Como é bom tê-lo como amigo.
Este poema, além de belo, dá para refectir sobre ter horizontes.
Todos nós temos horizontes diferentes, independentemente da visão.
Quando precisamos de meditar, rezar, ultrapassar barreiras ou montanhas, temos que fechar os olhos, pelo menos eu tenho.
Só deste modo, conseguimos vêr melhor, refletir, agir com bom senso e ser altruísta.
Obrigada, por ter entrado no meu skype e conhecer a sua pureza interior.
Palmira

Anónimo disse...

ler o seu blog está a tocar bem cá fundo... adorei ficar sua amiga e estou começando a querer aprender a ter essa força... Obrigada por existir... Obrigada por este Blog