07 outubro 2016

Relações reais e relações virtuais

Entre o real e o virtual vai uma grande diferença, mas não uma grande distância. 
Hoje, com os avanços tecnológicos podemos ter amizades com pessoas a viver em países longínquos, bem superiores da que temos com os nossos colegas de trabalho.
Vivemos numa aldeia global, onde por vezes é mais fácil conhecer os que vivem do outro lado do mundo, do que aqueles que habitam no nosso prédio.
Muitos dos melhores relacionamentos que fiz até hoje, foram através do virtual. Aí, estamos mais à vontade para nos expormos e nos darmos a conhecer interiormente. Embora já se possa visualizar quem está do outro lado, penso que a importância que damos à parte física, é bem menor do que na realidade. Concentramo-nos essencialmente em conhecer o caráter e a personalidade da pessoa em causa.
Claro que temos de estar atentos se com quem comunicamos é sincero, ou mostra ser o que gostaria de ser em vez do que é. Com algumas horas de conversação conseguimos normalmente esse objetivo. Se existem riscos, também acontecem na realidade. Muitas vezes as aparências iludem.
A grande  vantagem do relacionamento real, é no meu entender, poder haver contacto físico, o que pode nem sequer ser vantagem principalmente no início do relacionamento.   
Assistimos nos nossos dias a uma grande crise nas relações humanas, na medida em que poucos dão importância aos grandes valores humanos. Poucos olham aos meios para atingir os fins, além de haver pessoas que mudam com facilidade de personalidade e de caráter.
Por tudo isto, ambos os relacionamentos são cada vez mais duvidosos e inseguros, sejam reais ou virtuais.

1 comentário:

graodeareia.com disse...

Concordo plenamente, Ze Luis