26 fevereiro 2008

Desabafos inconscientes

Torna-se para mim, cada vez mais difícil escrever e dar continuidade a este espaço, criado ocasionalmente, mas que apesar de tudo continua a ter bastantes visitas e alguns estimulantes comentários.
A net é talvez o principal responsável por tudo isto, na medida em que a procura de novas amizades e o seu natural sustentamento, me impede muitas vezes de acompanhar de perto a actualidade de forma a poder ter uma opinião mais ou menos consistente sobre os mais variados temas sociais. Serei talvez compensado pelos novos amigos quando tenho a sorte de encontrar pessoas que nos podem valorizar pela sua experiência, ou conhecimentos e em quem podemos confiar plenamente. Claro que tudo isto implica os seus riscos, que muitos preferem não correr, mas que muitas vezes são bem reconfortantes.
A Internet traduz um pouco o que se passa no dia-a-dia com as pessoas com quem convivemos ou simplesmente tomámos conhecimento. Penso mesmo que aqui são maiores as vantagens, pois não nos dispersamos nas aparências físicas, mas concentramos toda a nossa atenção inicialmente na sua personalidade e numa segunda fase, no seu carácter. É óbvio que as pessoas poderão não ser iguais a si próprias, mas isso também acontece na vida real. Quantas desilusões e traições já nos fizeram as pessoas que vivem ao nosso lado! Quantas vezes fomos discriminados, ou mesmo rejeitados, pela nossa deficiência, a nossa raça, ou apenas aspecto físico!
A net é uma aldeia global onde as pessoas estão mais próximas e por isso mais à vontade para novos relacionamentos. O facto de não estarmos face a face, permite normalmente que as pessoas soltem mais facilmente as suas emoções e frustrações. Por algum motivo, conhecem-me melhor alguns amigos da net do que a maioria dos colegas com quem convivo diariamente.
A Internet, tem como tudo, vantagens e contras, exigindo por isso as cautelas que devemos ter noutras situações tendo a grande vantagem de podermos estar em qualquer parte do mundo, sem termos em risco, pelo menos no imediato, a nossa plena integridade física.
Devemos sim, saber usá-la e doseá-la para nossa valorização.

3 comentários:

Anónimo disse...

Zé Luís
Tudo isto é uma grande verdade. Pela net podemos ter grandes dissabores, assim como na vida real.
Com o Zé Luís, talvez por não ter vídeo, não nos dipersámos nas aparências físicas, como refere. Foi muito diferente, ficámos amigos e confidentes.
É fácil falarmos de coisas que nos estão na alma ou que nos atormentam.
Tive a sorte de o encontrar e agora esta amizade tem que ser sustentada, entre muitas outras amizades que já sustentava.
Sensível, bom ouvinte, conselheiro, amigo confidente, que mais poderia eu querer.
Agradeço a Deus esta benção e peço-Lhe que lhe dê toda a felicidade que merece.
Obrigada Zé Luís.
Palmira

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Sim, é verdade! Infelizmente nem em todas pessoas podemos confiar na vida real nossos problemas ou o que sentimos no fundo do nosso coração ou o que nos vai na alma... Não desabafamos ou por não confiarmos ou para não querermos que essa pessoa saiba que estamos mal... Os amigos virtuais são na grande maioria os nossos psicólogos e muitos são sinceros e nos ajudam com palavras bonitas e que com o continuar do tempo ficam a ser bons e grandes amigos