08 março 2008

Dia Internacional da Mulher

Faz hoje um ano que escrevi neste blog um poema sobre a mulher. Procurei retratar nesse texto as duas faces algo misteriosas e contraditórias, deste ser maravilhoso que Deus colocou na nossa companhia. Seria impensável imaginar um mundo sem mulheres, não só pela impossibilidade de concepção, mas também pelo sorriso, pelo carinho e pela meiguice que normalmente sabem conceber, dando à vida outro colorido e outra beleza, que não seriam possíveis vislumbrar num mundo apenas de homens. Talvez por isso, ainda se justifique este dia internacional.
Há várias décadas, a mulher lutou pela sua emancipação, conseguindo afirmar-se nos mais diversos domínios. Hoje vemos o sexo feminino representado ao mais alto nível em todos os sectores da vida social e política. Porém, a mulher nunca poderá ser igual ao homem, pois além das diferenças na sua anatomia e fisionomia, existem inúmeras diferenças na maneira de estar, de agir e de sentir. Ambos os sexos têm as suas características próprias que definem o ser homem ou mulher, por isso é normal que tenham tendências e aptidões distintas.
Penso que actualmente, a mulher não tem razões para se sentir discriminada, bem pelo contrário, na medida em que nós homens nunca tivemos um dia internacional. Será um dia, mais para pôr à prova os verdadeiros homens, aqueles que se preocupam com a sensibilidade e ternura das mulheres e que neste dia as procuram homenagear ou apenas felicitar, o que para elas é motivo de orgulho e de grande satisfação. Para aquelas que o merecem e que sabem ser fiéis às causas que abraçaram vai a minha admiração e apreço, com especial destaque para aquela que me proporcionou o dom da vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Zé Luís
É com grande emoção que acabo de lêr o escreveu sobre a Mulher para este dia.
Escreveu-o com muito amor e carinho.
Neste espaço de um ano o seu coração ficou menos amargo, atrevo-me a dizer que já está maleável, carinhoso, doce... Sinto-o...
Não deixou de homenagear a sua progenitora, que foi concerteza uma grande mulher.
Como mulher que fui e sou fiel a muitas causas que abracei e lutei e luto ainda por tantas outras, sinto-me elogiada.
Para os Homens com H maísculo também vai o meu elogio.
QUE MAIS PODERIA O ZÉ LUÍS ESCREVER?
Está lindo, está perfeito, tem muito amor nas entrelinhas.
OBRIGADA