12 novembro 2011

Menos feriados e dias santos!

Na sequência das medidas de austeridade anunciadas para 2012, está previsto um acréscimo de mais dias de trabalho, face à redução de alguns feriados e dias santos.
Não tendo conhecimento da divulgação das datas escolhidas, que terão de passar por um acordo entre o Governo e a Igreja Católica, vou dar a minha opinião sobre os dias que me parecem mais aconselháveis para essa despromoção.
Em matéria de feriados, suprimiria o 5 de Outubro e o 1º de Dezembro pelo fraco significado que têm para os portugueses, não sabendo a maioria deles, o que se está a celebrar. Se a instauração da república já ocorreu há mais de um século e pouco nos diz, a restauração já foi há muito mais e talvez muitos, desejassem que nunca tivesse ocorrido.
No que diz respeito aos dias santos, a extinção do Dia do Corpo de Deus, seria o mais rentável em termos laborais, pois nunca ocorre nos fins-de-semana. A outra data escolhida, seria o 15 de Agosto, não em desconsideração à assunção da virgem Maria, mas apenas porque acontece em época de férias para a maioria dos portugueses e assim, não seria sentida muito a ausência do feriado.
Penso que, para além do 10 de Junho, dia de Camões e mais recentemente também de Portugal e das comunidades, não haveria muito por onde escolher, dado os restantes feriados, se tratarem de datas com grande significado para o nosso país.
Não é minha intenção aconselhar o Governo sobre esta matéria, pois os dias a suprimir do calendário, como dias de descanso, já estarão definidos, mas apenas deixar o meu ponto de vista sobre o assunto.

Sem comentários: