05 novembro 2011

Tabuaço - "cata-ventos" poderão reforçar energias renováveis?

Todos conhecem os tradicionais cata-ventos, normalmente colocados nos pontos mais altos das localidades como torres e campanários, para nos indicarem a direção do vento. Mais recentemente este termo começou a ser utilizado com um sentido pejorativo, referindo-se aos cidadãos que mudam de camisola consoante os ventos políticos. Sendo frequentes as rajadas a nível partidário, com a deslocação do vento da direita para a esquerda, ou da esquerda para a direita conforme sopram localmente, ou a nível nacional, muitos têm sido os cata-ventos espalhados por este concelho.
Surgiram nos últimos meses nesta região, as torres eólicas como aproveitamento de energia renovável. Será que esta ventania provocada pelos oportunistas da política, poderá também transformar-se em energia renovável capaz de unir vontades e esforços para catapultar este concelho para um lugar de destaque, onde os seus habitantes se sintam bem e possam receber com simpatia os turistas que já nos visitam e que esperamos venham a ser em maior número?
Se assim for, que proliferem os cata-ventos não só em Tabuaço, mas também por todo o país incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Sem comentários: