18 março 2014

Saudoso Pai!

Apesar de decorridas mais de 4 décadas do teu inesperado e súbito desaparecimento, recordo-te com saudade, grato pelos sólidos alicerces que me deixaste. Não te sendo possível terminar a obra que idealizaste e para a qual te preparaste antecipadamente, sendo um verdadeiro pedagogo, deixaste um forte edifício em que apenas tive necessidade de reforçar a cobertura, dadas as fortes intempéries que surgiram ao longo da minha vida.
Hoje orgulho-me do meu passado e do meu presente, graças aos grandes valores humanos que mantenho inalteráveis, mesmo apesar das violentas tempestades ocorridas na nossa sociedade.
Devo-te assim, o meu caráter e personalidade, aliás, muito semelhante ao que foi o teu passado. Eras sensível perante os mais débeis e necessitados e um lutador contra as injustiças. De personalidade forte, antes quebrar que torcer, foste sempre fiel às tuas convicções e valores.
Abandonaste-me involuntariamente, quando era adolescente e mais precisava de ti. Tudo teria sido diferente se permanecesses junto de mim quando precisei de construir o meu futuro. Porém, ficou a semente que viria a germinar e a dar flor e frutos.
Agradeço-te, neste dia a ti dedicado, quanto te devo pelo que sou e pelas batalhas que certamente me ajudaste a vencer.
Obrigado meu Pai!...                   

2 comentários:

Maria-Porto disse...


Ser Pai é se entregar
Ser Pai é ter alguém para se espelhar
Ser Pai é se comprometer

Na entrega o pai se dedica
A ser mais que um simples Pai
Abdica das ilusões da vida
Pois estas já não mais o satisfaz.

O Pai projeta uma imagem
Que o filho espelhará por toda a vida
Será sempre um exemplo
Do que é certo e nunca será fugaz.

Ser Pai não se aprende nos livros
Ser Pai não é teoria, é prática
É presença na vida e lembrança na morte
É exemplo a se seguir, é experiência...

Obrigado Pai por ser o exemplo
Obrigado Pai por ser a imagem
Obrigado Pai por ser presença
Obrigado Pai pela Viagem
Que fizemos nessa imensa jornada da vida
Na qual fomos companheiros, aventureiros
Às vezes desordeiros, mas nunca, nunca
Deixamos de ser Filho(a) e Pai.

Maria- Porto disse...

Ter um Pai ! É ter na vida
Uma luz por entre escolhos ;
É ter dois olhos no mundo
Que vêem pelos nossos olhos !
Ter um Pai ! Um coração
Que apenas amor encerra,
É ver Deus, no mundo vil,
É ter os céus cá na terra !
Ter um Pai ! Nunca se perde
Aquela santa afeição,
Sempre a mesma, quer o filho
Seja um santo ou um ladrão ;
Talvez maior, sendo infame
O filho que é desprezado
Pelo mundo ; pois um Pai
Perdoa ao mais desgraçado !
Ter um Pai ! Um santo orgulho
Pró coração que lhe quer
Um orgulho que não cabe
Num coração de mulher !
Embora ele seja imenso
Vogando pelo ideal,
O coração que me deste
Ó Pai bondoso é leal !
Ter um Pai ! Doce poema
Dum sonho bendito e santo
Nestas letras pequeninas,
Astros dum céu todo encanto !
Ter um Pai ! Os órfãozinhos
Não conhecem este amor !
Por mo fazer conhecer,
Bendito seja o Senhor!
__Florbela Espanca