02 janeiro 2007

LONGA - uma aldeia bem portuguesa

Talvez possa ser suspeito
Ao escrever sobre esta aldeia
Que sempre trouxe no peito,
Apesar de terra alheia.

Vim p'ra cá de pequenino
Era tudo bem diferente...
Era tudo mais velhinho
E morava cá mais gente.

Veio então a emigração,
Tudo se põe a mexer,
Reduz-se a população,
Mas vê-se a aldeia crescer.

Surgem lindas moradias,
Do Cunho até ao Jardim,
P'ra passarem alguns dias
E talvez... mesmo o seu fim.

Situada numa encosta
Voltada p'ra S. Cosmado,
Longa a todos nos mostra
Que foi grande no passado.

A sua igreja matriz,
Cheia de arte e beleza,
Certamente que nos diz,
Que foi obra da nobreza.

Espalhadas pelos campos
Temos algumas capelas,
P'ra venerarmos os Santos,
Cujas vidas foram belas.

S. Miguel e Sto. António,
Os mais queridos, talvez...
Um por afastar o demónio,
Outro por ser português.

Mas a maior devoção
Vai para a Virgem Maria,
Que por alturas do Verão
Tem a sua romaria.

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá Zé Luís:
Não lhe conhecia o geito para versejar!
Força,amigo
AChei interessante a ideia de ilustrar con fotos!
Gostei!...
Sara

Anónimo disse...

Numa pesquisa, através do google,de Longa terra que me viu nascer, encontrei o Blog que muito me sensibilizou.
Primeiro quero felicitar-te pelos belos poemas, depois dizer-te que não estarás certamente tão só há muitas pessoas que gostam de ti.
Quero que saibas que a amizade também nos faz companhia
Se ainda me permites "meu primo", conta comigo. Goretti

Anónimo disse...

Obrigado Goretti pelas tuas palavras de incentivo e de amizade
Zé Luís

Unknown disse...

Boa tarde,

Estava a procura da freguesia de Longa e deparei com este lindissimo poema.

Parabens

Ana Luz

Ganso disse...

Eu sou mais um que procurava as minhas raízes na net e apareceu este poema.

Saudações de filho de natural de Longa

Nanda disse...



Tb. sou descendente de um filho deste
lindíssimo local.
Há muito que procuro por possíveis familiares por aí.

Espero em breve visitar Longa e abraços a todos que a tenham como eu no coração.
Maria Fernanda Lopes.

Nanda disse...

Visitei a linda vila de Longa em Agosto e me deparei com algo surpreendente. Está imensa e com bastante vida, em comparação a que vi em 1973.
Adorei !!!!!Rever lugar onde nasceu meu querido pai.
Fernanda lopes.