15 janeiro 2007

"Ver ou não ver" - eis a questão!

É através dos sentidos que o homem tem o privilégio de tomar contacto com o mundo que o rodeia. Daí, a importância dos mesmos nos nossos dias, no desempenho das funções vitais da vida humana.
Considerada por todos o sentido dos sentidos, a visão permite-nos ter uma percepção directa dos objectos, ao mesmo tempo que nos transmite a sua cor, o seu brilho e a sua beleza. Isto não significa que a cegueira seja sinónimo de isolamento ou de distanciamento em relação ao mundo em que vivemos, mas apenas uma limitação no contacto com a natureza e com a sociedade.
Assim, ao contrário do que muitos possam pensar, o cego não é um extraterrestre, alheio a tudo que se passa à sua volta, mas um ser humano que mantém intactas as demais capacidades, sendo mesmo obrigado a reforçá-las a fim de superar, dentro do possível, a sua deficiência.
Impossibilitada de poder contar com este sentido, a pessoa cega recorre normalmente a outros meios e, em especial, aos sentidos do tacto e da audição para conseguir uma reabilitação que lhe permita uma plena integração social.
Vistos como vítimas do infortúnio e desconhecidas as suas capacidades, os cegos representam (para muitos) um pesado fardo para a sociedade, sendo muitas vezes marginalizados e até ignorados em virtude do seu olhar não se cruzar com o olhar compadecido dos demais transeuntes, mas perder-se no egoísmo dominante do mundo dos nossos dias.
Tudo seria diferente se olhássemos de outra forma para quantos vivem à nossa volta procurando ser mais solidários com aqueles que necessitam de uma ajuda, de um gesto de carinho ou de uma palavra de estímulo para continuarem a vencer as adversidades da vida.
Se assim fizermos, estaremos certamente a construir uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.

2 comentários:

Anónimo disse...

Li o seu artigo e gostei!
O ser humano ? dotado de capacidade para ultrapassar osobt?culos e os cegos n?o s?o diferentes!
As pessoas que passam e nos ignoram,n?o sabem que,como n?s estamos mais atentos,conseguimos reconhec?-los por pequenos promenores: a voz,os passos e at? o cheiro do perfume que usam, Etc.,e fazemos o nosso juizo ?cerca delas.
Sara Louren?o

Anónimo disse...

Cego ou invisual é todo aquele que não consegue enxergar para além do seu umbigo.
Palmira