07 janeiro 2007

REFERENDO - aborto ou gravidez de alto risco

Depois de dois verdadeiros abortos que foram os primeiros referendos realizados durante a ainda jovem democracia portuguesa, prepara-se o país para levar ao fim mais uma gravidez de alto risco tendo por objectivo a concepção de nova legislação sobre um tema substancialmente complexo e controverso. Trata-se de uma inseminação artificial indesejada por muitos e que requer todos os cuidados, nomeadamente a marcação de uma cesariana para o próximo dia 11 de Fevereiro.
Apesar do reconhecido envelhecimento da população e da necessidade de aumentarmos a taxa de natalidade, parece-nos arriscada e delicada tal concepção para uma democracia que, apesar de já adulta, revela ainda falta de maturidade a vários níveis para dar à luz tão importante projecto. Os portugueses já demonstraram que não estão preparados, nem motivados para se pronunciarem sobre questões que para além de demasiado complexas, nunca constituíram uma prioridade das suas preocupações.
Será necessária mais uma vitória maciça da abstenção para os nossos políticos tomarem consciência da realidade? Não teremos assuntos mais relevantes para dar a nossa atenção e gastarmos os poucos recursos que temos?
Já que não temos capacidade de concepção, porque não optamos pela adopção? Pela adopção de medidas que se traduzam na melhoria da qualidade de vida dos portugueses.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este referendo ? realmente uma grande hipocrisia dos pol?ticos.
Parece que t?em medo de legislar!
S? serve para gastar o que faz falta para coisas realmente importantes!
Tem muita raz?o
A amiga
Sara

lara disse...

Pois é sobre este REFERENDO já muito se falou!acho que já tudo foi dito,mas nada resolvido,mas gostei de como tú com tanta graça chamas as coisas pelo seu nome.
obrigado por seres assim.
tua amiga.
Anabela