15 outubro 2008

15 de Outubro - Dia internacional da Bengala Branca

Comemora-se hoje, o dia internacional da bengala branca.
É através deste utilitário que os cegos são normalmente identificados, na medida em que é um instrumento essencial na sua locomoção. É graças a ela e ao uso correcto das suas técnicas, que os invisuais se deslocam, quer nos meios mais rurais, quer nas cidades mais movimentadas.
Destina-se este dia, tal como acontece com tantos outros ao longo do ano, a sensibilizar as populações para problemáticas que embora digam respeito á nossa sociedade, são muitas vezes esquecidas por estarem em causa minorias.
A cegueira foi durante muitos séculos considerada a maior fatalidade, na medida em que significava a perda do sentido dos sentidos, o que dava aos cegos uma limitação a todos os níveis, sendo vistos como um pesado fardo para a sociedade e um sinónimo de ignorância, vindo a subsistir a frase: quem não sabe é como quem não vê.
Felizmente a realidade de hoje é substancialmente diferente. Com a invenção do sistema Braille, o aparecimento das produções áudio e mais recentemente o acesso à informática e à Internet, os cegos passaram a ter acesso a toda a informação e às mais variadas fontes de cultura. A cegueira deixou assim de ser o drama a que era associada, para ser uma limitação, quase totalmente contornável, na medida em que os cegos puderam passar a fazer uma vida quase normal, distinguindo-se mesmo em variados domínios.
Será por isso importante este dia internacional, para mostrar aos mais incultos, esta realidade de forma a que vejam e aceitem os deficientes visuais como cidadãos com os mesmos direitos e muitas vezes possuidores de grandes capacidades. Vamos deixar de ver os cegos como coitadinhos e inválidos, principalmente aqueles que lutam dia-a-dia por uma integração plena no domínio profissional e social.

Sem comentários: