14 outubro 2011

Mais um Dia Internacional da Bengala Branca

Todos os anos o dia 15 de Outubro é dedicado à problemática da deficiência visual. A Bengala Branca é o símbolo que identifica as pessoas que não dispondo do sentido da visão, têm de recorrer a utensílios que o ajudem na sua mobilidade.
Todos são unânimes em reconhecer que a cegueira é uma enorme contrariedade e a maioria dos normovisuais, mesmo um drama, porém poucos colaboram no sentido de atenuar o peso que tal deficiência acarreta. Apesar de já existirem alguns apoios e benefícios por parte do Estado e de algumas entidades, são ainda insuficientes e muitos não têm aplicação na prática. Falta sensibilidade aos nossos empresários no sentido de darem mais oportunidades a quem, tão bem pode desempenhar algumas funções. O Estado apesar de ser o maior empregador, nem sempre respeita a legislação em vigor. Por outro lado, o cidadão comum ainda tem atitudes demasiado proteccionistas e de alguma compaixão, nada benéficas para a plena integração e bem estar dos deficientes visuais.
É necessário que todos tenham um comportamento normal com as pessoas cegas pois geralmente são cidadãos com todas as capacidades, algumas delas mais desenvolvidas, apenas privados de ver com os olhos. Por isso não ignore o deficiente visual, nem lamente a sua deficiência na sua presença. Aja como estivesse diante de outra pessoa e prontifique-se a ajudar caso lhe pareça necessário.

Sem comentários: