05 outubro 2011

Um exemplo de coragem e simplicidade a seguir!

Tenho, como privilégio, a sorte de ter como minha melhor amiga, um verdadeiro talento de coragem e de capacidades múltiplas, aliados a um misto de bondade e simplicidade, que muito me orgulha e cada vez mais raras de encontrar.
Nascida a 5 de Abril de 1932, na freguesia de Leomil, concelho de Moimenta da Beira, parteira de profissão, a sua vida foi repleta de enriquecedoras experiências que fizeram dela a “Madre Sara” dada a sua disponibilidade e bondade. Aposentada já há alguns anos, começou a perder a visão, dispondo actualmente de pequenos resíduos visuais que apenas lhe permitem ver vultos e cores mais intensas.
Apesar da sua idade já avançada, a “Madre Sara” demonstrou sempre uma jovialidade invejável, nunca se deixando abater pelas contrariedades da vida. Não podendo ver o mundo com os olhos do corpo, passou a vê-lo de uma forma mais profunda, com os olhos da alma.
Vem a propósito deste apontamento, uma cerimónia cheia de simbolismo realizada no passado dia 30 de Setembro, na biblioteca municipal de Moimenta da Beira, com a presença honrosa do Presidente da Edilidade, onde foi apresentado o seu primeiro livro de “pequenas rimas”, como a autora lhe chama, ao mesmo tempo que eram expostos alguns quadros de sua autoria, onde demonstra todo o sentimentalismo e a grandeza como passou a ver e a sentir as coisas.
Ficamos à espera das suas memórias onde todos poderão conhecer melhor o carácter e a personalidade de uma Mulher que não teve medo de nada, mesmo de ficar privada do sentido dos sentidos.

Obrigado “Madre Sara” pela sua dedicação e pelo seu exemplo de coragem.

Nota: A referida obra tem o título “Pinceladas” e a autora é Sara Lourenço.
Estão previstas para breve mais duas apresentações da mesma obra na Delegação da ACAPO de Viseu onde a autora é dirigente e no sindicato dos enfermeiros na cidade do Porto onde é sócia honorária.

Sem comentários: