21 maio 2011

Sondagens podem condicionar resultados eleitorais

Já há algum tempo, tive oportunidade de me manifestar contra a realização de sondagens em vésperas de eleições.
Apesar de terem um valor relativo podem influenciar os eleitores, mesmo em alguns casos, contribuir para o aumento da abstenção. O voto é secreto e muitas vezes, decidido à boca das urnas, por isso, tudo o que se possa prever anteriormente, poderá ser manipulado e enganador. Os partidos poderão ser beneficiados ou prejudicados consoante a intenção de voto da maioria. Com a bipolarização verificada no nosso regime democrático, em que apenas 2 partidos têm possibilidades de vencer, poderá ser ainda mais notória essa influência, funcionando muitas vezes o chamado voto útil. Saem assim prejudicados os pequenos partidos quando as sondagens apresentam resultados muito próximos entre os principais partidos. Se a diferença entre estes for bastante grande, poderá ser prejudicado o que se apresenta mais destacado, na medida em que a mobilização para os seus habituais eleitores votarem, é menor, podendo levá-los à abstenção.
Muitos mais exemplos podia mencionar, para além dos casos conhecidos em que os resultados das sondagens foram extremamente enganadores.
Não compreendo como os nossos partidos ainda não alteraram uma lei que os pode prejudicar e confundir os portugueses, dando-lhes um cenário político, muitas vezes distorcido da realidade.
Será que um dia não vamos votar porque já sabemos com antecedência os resultados das eleições?

2 comentários:

J. Oliveira disse...

Toda a razão. Ainda há uns dias o 'Público' (o 'meu' jornal diário) caía na tentação de achar significativas umas alterações na tendência de voto e omitia que da anterior para essa sondagem tinha aumentado o nº de indecisos.

J. Oliveira disse...

Toda a razão. Ainda há uns dias o 'Público' (o 'meu' jornal diário) caía na tentação de achar significativas umas pequeninas alterações na tendência de voto e omitia que da anterior para essa sondagem tinha aumentado o nº de indecisos.