08 maio 2011

Tabuaço - doenças crónicas que impedem um desenvolvimento sustentado

Situado na margem esquerda do rio Douro, numa encosta de vinhas dispostas em verdadeiro anfiteatro, atravessadas por sinuosos traços de asfalto, nem sempre bem definidos dado ao seu deteriorado estado, Tabuaço é a sede de um pequeno concelho que serve de fronteira entre o Alto Douro e a Beira Alta.
Devido ao acidentado do terreno, esta vila é privilegiada graças às deslumbrantes paisagens que pode oferecer aos seus visitantes, e ao mesmo tempo prejudicada devido às dificuldades nas suas comunicações viárias e ao reduzido espaço destinado à construção.
Estes têm sido, sem dúvida, os principais factores para a falta de desenvolvimento desta terra, integrada numa região a quem foi atribuído o galardão de Património Mundial da Humanidade. Não existindo condições para a instalação de indústrias, vivendo essencialmente de uma agricultura cada vez mais asfixiada, os seus jovens são obrigados a partir rumo a outras paragens, contribuindo para a sua desertificação.
É evidente que sem boas vias de comunicação e com uma população cada vez mais reduzida e envelhecida, não há possibilidades de progresso.
Com o turismo a bater-nos à porta, é urgente criar condições para atrairmos e recebermos os turistas que cada vez mais visitam o Douro. Precisamos de ligações mais rápidas e seguras para quem vem até nós. Precisamos de alojamentos condignos para não o fazerem apenas de passagem. Precisamos de os saber receber e mostrar-lhes o que melhor possuímos. Vamos abrir as portas ao progresso para que este concelho possa inverter os seus dados demográficos e os nossos filhos possam sentir-se realizados na terra que os viu nascer. Só assim, Tabuaço poderá sair do marasmo em que se encontra.

Sem comentários: