03 maio 2011

O quotidiano de uma pessoa cega

Tal como acontece com as pessoas normovisuais, não podemos classificar os cegos numa só categoria. Vários factores contribuem para que sejamos todos diferentes, cada um com a sua fisionomia, a sua personalidade e o seu carácter. A cegueira embora seja igual para todos, tem efeitos muito variados, consoante a mentalidade e formação de cada um. Enquanto alguns conseguem dar a volta por cima, fazendo uma reabilitação que lhes permite uma integração social, outros ficam mergulhados na sua mágoa, sendo incapazes de reagir a tal adversidade. É evidente que o dia-a-dia de cada um deles será extremamente diferente. Será normal, cada um sentir à sua maneira as dificuldades com que são confrontados ao longo da vida. Para estes últimos, tudo é obstáculo estando dependentes de terceiros para a maioria das actividades. Por outro lado, para os que fizeram uma boa reabilitação, tudo é mais fácil, embora encontrem algumas dificuldades no seu dia-a-dia.
Assim, para além das barreiras físicas originadas pela falta de sensibilidade das autarquias e do próprio Estado e pela negligência de parte significativa de cidadãos, com os carros e outros objectos em cima dos passeios, o cego tem de enfrentar uma sociedade ainda pouco preparada para lidar com a diferença. Para muitas pessoas, a cegueira continua a ter uma carga extremamente negativa, daí os invisuais serem vistos e tratados como seres inferiores. Ainda surgem algumas situações em que os deficientes visuais são discriminados, por vezes involuntariamente, outras em que são ajudados, mas de forma incorrecta, dada a inexperiência das pessoas em lidar com estas situações.
Impossibilitados de se dirigirem às outras pessoas, as pessoas cegas têm grandes dificuldades no relacionamento social e em criar novas amizades, pois estão dependente da aproximação dos outros, que muitas vezes as ignoram e desprezam. Esquecem-se que eles têm os restantes sentidos mais apurados e que muitas vezes se apercebem da sua presença.
Estes são alguns dos problemas sentidos pelos deficientes visuais, no seu dia-a-dia que poderiam ser francamente atenuados se houvesse mais respeito e mais sensibilidade para quem se viu privado do sentido dos sentidos, a visão.

Sem comentários: